A velha questão de qual o simulador a adotar voltou a levantar-se assim que o ritmo dos voos de planador que tenho feito desde 2007 (após 25 anos de interregno) atenuou por ordem da Troika.... Tinha esquecido o que antes havia penosamente aprendido - generalismo é SEMPRE inversamente proporcional a perfeição/precisão do que é simulado...
Passados cerca de 2 anos desde que pela última vez utilizei um simulador de voo, e mesmo assim já só o Condorsoaring dado que havia assumido comigo próprio que recomeçando a voar não poderia roubar outro tempo ao pouco tempo livre para ainda me dedicar à simulação, voltei a pensar em "voar" de simulador.
Acreditem que não sou daqueles que por ter a possibilidade de, de quando em vez, voar a sério e manter a bastante custo uma licença de voo, tem a pretenção de menosprezar o voo simulado - bem pelo contrário! Acredito realmente que a utilização de simuladores pode sempre contribuir de uma forma didática para reproduzir o que é voar de verdade e aliás atribuo a facilidade com que recomecei a pegar nos comandos de um planador às muitas horas de MSFS, x-plane e outros que fui utilizando ao longo dos anos, desde que o bichinho entrou por volta de 1991!!!
Hoje em dia tenho todavia um posicionamento mais parcimonioso relativamente à seleção de um simulador. Deve, em minha opinião, ter sempre maximizado o lado didático da simulação. Deve reproduzir tão fielmente quanto possível aquilo que realmente importa quando se voa de verdade, o que infelizmente corresponde as mais das vezes a uma muito magra fatia do que é simulado - vida para além do voo, carrinhos, animaizinhos, casinhas lindas e eu sei lá que mais, em detrimento de aspetos tão fundamentais quanto o tratamento da atmosfera e de algumas das suas caraterísticas que influenciam tão direta e marcantemente o voo, os aspetos ligados a questões básicas do comportamento de uma aeronave sob diferentes situações a que na realidade o piloto pode estar sujeito, a interação com um espaço aéreo povoado de outras aeronaves, a prática de radiotelefonia, etc...
No MSFS, e agora também na última versão do x-plane, dispomos de alguns destes detalhes, mas infelizmente com um tratamento geralmente aquém do que seria desejável. Acho que enquanto não sair o PSX, sucessor tão esperado do maravilhoso PS1 da Aerowinx, não voltarei a sentir o que poderá realmente ser a sensação de voar uma aeronave como o b747-400. Sei que o Black Shark da DCS, simulador do heli russo de rotores coaxiais contrarotativos, especialmente na sua última versão, é provavelmente um PS1 dos helis, e encontrei no Condorsoaring interessantes aspetos do voo à vela que poderei mesmo dizer que foram úteis para o enriquecimento dos meus conhecimentos enquano piloto de planador.
Hoje em dia, limitado pelo que posso dispender em hardware, pelo tempo que desejo dedicar à simulação e por um caráter mais exigente enquanto potencial cliente deste mercado, prefiro algo que de alguma forma me sirva para treinar procedimentos reais, preferencialmente em locais e condições que tenha possibilidade de experimentar na vida real. Não é que não sonhe poder um dia pilotar um helicóptero, ou um qualquer airliner, que não deseje voltar a praticar no âmbito da simulação os detalhados procedimentos de uma aeronave como o b747-400, mas, na prática, não estarei a perder tempo quando nem sequer domino ainda a arte de bem voar à vela e tirar partido de certos instrumentos e técnicas que os meus colegas bem mais avançados utilizam, especialmente lá fora quando participam em provas internacionais?
Pois bem, experimentei o xplane10, o Prepar3D da Lockheed Martin e até o FlightGear (que de quando em vez reinstalo para ver como vai...). Fiquei entusiasmadíssimo com o anúncio do Aerofly FS (tão parecido com o Flight Unlimited que fui a correr comprar ao Palmeiras Shoping em 1995!!!) e lamento ter perdido o installer do Condorsoaring... Também não posso esconder que as imagens do "MS Flight" me causam algum sentimento de esperança - embora saiba que por detrás continua o ESP e o mesmíssimo modelo de voo herdado do FSX.
Como, ao contrário do que provavelmente faria há 4 ou 5 anos a esta parte, não quero nem posso dar-me ao luxo de os ter a todos, decidi para já investir no FlightGear, que custa **NADA** e ainda que muito chato de instalar e otimizar para uma máquina de museu para os dias que correm como a que tenho, tem na sua última versão e especialmente no tocante à modelização da atmosfera, características únicas! Talvez volte a comprar o Condorsoaring - não sei... Muito provavelmente embarcarei no Aerofly FS porque acredito que, apesar da já anunciada simplicidade com que tratará os aspetos mais detalhados e técnicos do voo, se trouxer de fato modelos físicos de jeito servirá melhor do que um xplane a correr a 3 fps no meu PC, e, apesar dos "looks", não tenho para já nenhum fundamento em que possa assentar quaiquer esperanças de que o Flight da MS venha a trazer algo de realmente diferente em relação ao que o modelo físico o FSX já me trouxe...
Qanto ao PSX, só se não puder não o comprarei - aí sim estarei a fazer algo que é supérfluo porque piloto de 744 só com muita sorte na próxima reencarnação, mas não resisitirei ao perfecionismo do trabalho do Hardy Heinlin, e, o b747 será sempre a minha paixão!
Por isso, a quem interpretou mal o meu desabafo quanto à FAQ no site alemão do Aerofly, digo apenas que sim, vou provalmente ter o maior prazer em o experimentar, e sim até porque pelo preço vale certamente a pena se correr na minha velhinha máquina... Espero é que não seja como o Take-On Helicopters que a menos que leve um sério tratamento por quem saiba fazê-lo, dificilmente passará afinal de contas de um jogo de aventuras com pseudo-helicópteros...
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
About simFlight - simflight.com - simflight.de - simflight.fr - simflight.nl - simflight.pt - simflight.es - simflight.it - simflight.jp - simrussia.com - simMarket
Pensando em voz alta...
Started by jcomm, Dec 08 2011 10:38 PM
No replies to this topic
Posted 08 December 2011 - 10:38 PM
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"
Leonardo da Vinci
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"
Leonardo da Vinci
0 user(s) are reading this topic
0 members, 0 guests, 0 anonymous users