Jump to content

Pensando em voz alta...

• Please log in to reply
No replies to this topic

#1 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1382 posts
  • LocationPlaneta Terra - Europa - Portugal - Lisboa = Paraíso!

Posted 08 December 2011 - 10:38 PM

A velha questão de qual o simulador a adotar voltou a levantar-se assim que o ritmo dos voos de planador que tenho feito desde 2007 (após 25 anos de interregno) atenuou por ordem da Troika.... Tinha esquecido o que antes havia penosamente aprendido - generalismo é SEMPRE inversamente proporcional a perfeição/precisão do que é simulado...

Passados cerca de 2 anos desde que pela última vez utilizei um simulador de voo, e mesmo assim já só o Condorsoaring dado que havia assumido comigo próprio que recomeçando a voar não poderia roubar outro tempo ao pouco tempo livre para ainda me dedicar à simulação, voltei a pensar em "voar" de simulador.

Acreditem que não sou daqueles que por ter a possibilidade de, de quando em vez, voar a sério e manter a bastante custo uma licença de voo, tem a pretenção de menosprezar o voo simulado - bem pelo contrário! Acredito realmente que a utilização de simuladores pode sempre contribuir de uma forma didática para reproduzir o que é voar de verdade e aliás atribuo a facilidade com que recomecei a pegar nos comandos de um planador às muitas horas de MSFS, x-plane e outros que fui utilizando ao longo dos anos, desde que o bichinho entrou por volta de 1991!!!

Hoje em dia tenho todavia um posicionamento mais parcimonioso relativamente à seleção de um simulador. Deve, em minha opinião, ter sempre maximizado o lado didático da simulação. Deve reproduzir tão fielmente quanto possível aquilo que realmente importa quando se voa de verdade, o que infelizmente corresponde as mais das vezes a uma muito magra fatia do que é simulado - vida para além do voo, carrinhos, animaizinhos, casinhas lindas e eu sei lá que mais, em detrimento de aspetos tão fundamentais quanto o tratamento da atmosfera e de algumas das suas caraterísticas que influenciam tão direta e marcantemente o voo, os aspetos ligados a questões básicas do comportamento de uma aeronave sob diferentes situações a que na realidade o piloto pode estar sujeito, a interação com um espaço aéreo povoado de outras aeronaves, a prática de radiotelefonia, etc...

No MSFS, e agora também na última versão do x-plane, dispomos de alguns destes detalhes, mas infelizmente com um tratamento geralmente aquém do que seria desejável. Acho que enquanto não sair o PSX, sucessor tão esperado do maravilhoso PS1 da Aerowinx, não voltarei a sentir o que poderá realmente ser a sensação de voar uma aeronave como o b747-400. Sei que o Black Shark da DCS, simulador do heli russo de rotores coaxiais contrarotativos, especialmente na sua última versão, é provavelmente um PS1 dos helis, e encontrei no Condorsoaring interessantes aspetos do voo à vela que poderei mesmo dizer que foram úteis para o enriquecimento dos meus conhecimentos enquano piloto de planador.

Hoje em dia, limitado pelo que posso dispender em hardware, pelo tempo que desejo dedicar à simulação e por um caráter mais exigente enquanto potencial cliente deste mercado, prefiro algo que de alguma forma me sirva para treinar procedimentos reais, preferencialmente em locais e condições que tenha possibilidade de experimentar na vida real. Não é que não sonhe poder um dia pilotar um helicóptero, ou um qualquer airliner, que não deseje voltar a praticar no âmbito da simulação os detalhados procedimentos de uma aeronave como o b747-400, mas, na prática, não estarei a perder tempo quando nem sequer domino ainda a arte de bem voar à vela e tirar partido de certos instrumentos e técnicas que os meus colegas bem mais avançados utilizam, especialmente lá fora quando participam em provas internacionais?

Pois bem, experimentei o xplane10, o Prepar3D da Lockheed Martin e até o FlightGear (que de quando em vez reinstalo para ver como vai...). Fiquei entusiasmadíssimo com o anúncio do Aerofly FS (tão parecido com o Flight Unlimited que fui a correr comprar ao Palmeiras Shoping em 1995!!!) e lamento ter perdido o installer do Condorsoaring... Também não posso esconder que as imagens do "MS Flight" me causam algum sentimento de esperança - embora saiba que por detrás continua o ESP e o mesmíssimo modelo de voo herdado do FSX.

Como, ao contrário do que provavelmente faria há 4 ou 5 anos a esta parte, não quero nem posso dar-me ao luxo de os ter a todos, decidi para já investir no FlightGear, que custa **NADA** e ainda que muito chato de instalar e otimizar para uma máquina de museu para os dias que correm como a que tenho, tem na sua última versão e especialmente no tocante à modelização da atmosfera, características únicas! Talvez volte a comprar o Condorsoaring - não sei... Muito provavelmente embarcarei no Aerofly FS porque acredito que, apesar da já anunciada simplicidade com que tratará os aspetos mais detalhados e técnicos do voo, se trouxer de fato modelos físicos de jeito servirá melhor do que um xplane a correr a 3 fps no meu PC, e, apesar dos "looks", não tenho para já nenhum fundamento em que possa assentar quaiquer esperanças de que o Flight da MS venha a trazer algo de realmente diferente em relação ao que o modelo físico o FSX já me trouxe...

Qanto ao PSX, só se não puder não o comprarei - aí sim estarei a fazer algo que é supérfluo porque piloto de 744 só com muita sorte na próxima reencarnação, mas não resisitirei ao perfecionismo do trabalho do Hardy Heinlin, e, o b747 será sempre a minha paixão!

Por isso, a quem interpretou mal o meu desabafo quanto à FAQ no site alemão do Aerofly, digo apenas que sim, vou provalmente ter o maior prazer em o experimentar, e sim até porque pelo preço vale certamente a pena se correr na minha velhinha máquina... Espero é que não seja como o Take-On Helicopters que a menos que leve um sério tratamento por quem saiba fazê-lo, dificilmente passará afinal de contas de um jogo de aventuras com pseudo-helicópteros...

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"

Leonardo da Vinci

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

About simFlight - simflight.com - simflight.de - simflight.fr - simflight.nl - simflight.pt - simflight.es - simflight.it - simflight.jp - simrussia.com - simMarket