Jump to content

Isto é que vai uma Crise!!!!

• Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1382 posts
  • LocationPlaneta Terra - Europa - Portugal - Lisboa = Paraíso!

Posted 14 January 2012 - 10:31 AM

Começo por um link, bem antigo, onde gravei um video com o Extra do FSX + SP1 mostrando as reais capacidades do modelo de voo do MSFS naquela versão - reparem no comportamento miraculoso quando rapo o motor e se sucedem as piruetas ao mesmo tempo que vou ganhando altitude!!! E desenganem-se se pensam que coisas do género não podem acontecer no XP10!!!

Longe de querer tomar aqui uma posição de defesa de MSFS vx XPlane, ainda por cima porque respeito o trbalho do Austin Meyer, e conheço de longa data as limitações do MSFS, não queria no entanto deixar de expressar a minha opinião relativamente às novas tendências da simulação para PC.

Parece, um pouco por todo o lado, que o Mundo se virou contra a MS por causa das anunciadas característica do seu próximo simulador de voo - FLIGHT. Sinceramente não entendo bem porquê, e passo a explicar.

Se a alternativa está a pouco e pouco a ser o XPlane 10, queiram saber que na minha opinião (e desprezo o modesta, porque de facto considero que seria falsa modéstia da minha parte... cinismo...) o Xplane é um interessante programa mas continua, ao longo de demais versões, a enfermar dos mesmíssimos problemas que não podem fazer com que passe de um jogo! Sei que, aliás tal como acontece com o MSFS, é vendido em versões "profissionais" para treino de pilotos (basicamente em ambientes IFR), mas isso não significa que disponha de característcas que possam ser consideradas adequadas, por exemplo, para transmitir aos utilizadores a real ideia do que é voar um determinado tipo de aeronave na vida real.

A velha máxima informática do "GI-GO" - Garbage In - Garbage Out - que tantas vezes é invocada para defender uma plataforma de simulação relativamente ao irrealismo com que se comportam modelos para esta desnvolvidos, dizendo-se que o péssimo desenho efectuado responde pela pobre performance dos mesmos e por efeitos que são reconhecidos como perfeitamente irrealistas, não se aplica quanto a mim quando a plataforma é de facto construída de uma forma coerente e robusta! Infelizmente isso não se passa com o MSFS (até à versão FSX, e temo que estendendo-se para o FLIGHT) e certamente não se passa também com o famigerado XPlane + a sua "Blade Element Theory" - TRETAS! (sorry....)

Tenho de me cingir à minha experiência enquanto piloto de planador na vida real (desde 1980) e passageiro atento de muitos voos em aeronaves GA, voos comerciais e até em várias aeronaves (incluindo os saudosos T-37 da FAP) que tive oportunidade de experimentar durante o meu percurso "forçado" pela FAP entre 1990 e 1991. Em vários desses voos, fui autorizado a pratilhar comandos, e tive sempre a oportunidade de ir fazendo as minhas experiências, até para perceber se de facto alguns aspectos mais "teóricos" eram facilmente comprovados na prática.

Existem características básicas de operação de uma aeronave que permitem julgar uma sua simulação como realista ou não. Não estou a falar de situações de voo na chamada área de "post-stall", que como todos certamente já leram algures tem por detrás uma complexa teoria que defende quem desenha os simuladores da vergonha de não as conseguirem reproduzir realisticamente - tenho a minha opinião muito pessoal relativamente a isto, nomeadamente, que será sempre possível arranjar forma de simular as características de voo nestas circunstâncias recorrendo a alguns truques, e isso foi bem demonmstrado com o Flight Unlimited 1, no Condorsoaring e no Silent Wings, em alguns dos modelos de voo disponíveis para o Flight Gear e provavelmente (espero, porque ainda não o tenho entre mãos...) no Aerofly FS.

Pois bem, quando um simulador falha totalmente na forma como simula o comportamento de um prop GA tipo Piper180, Cessna 150, Rallye, Robin, etc... ou até mesmo um "simples" plandor no qual nem é possível esconder desculpas por detrás da complexidade de simulação dos efeitos de um motor e de uma hélice, então desculpem-me - para mim é inútil! Infelizmente o último grande exemplo dessa inépcia é o XPlane 10! Enquanto o seu autor e equipa de desenvolvimento se desfazem en tentativas para satisfazer as queixas de baixas frames, problemas de cosmética com nuvens, etc..., estão, como de costume, totalmente desprezando os mais básicos aspectos da simulação de voo propriamente dita, afinal aquilo que um simmer deveria também, se não em primeiro lugar, procurar.

Quando um daqueles GA a que acima me refiro continua a mostrar um terrível pranchamento provocado pelo "torque" irrealista de um motor e absolutamente ou praticamente nenhum efeito de slipstream, quando um simples planador AS-K21 se comporta de uma forma perfeitamente "Nintendiana" nas mais básica condições de voo, quando até os produtos supostamente de topo para o simulador, como pelo menos uma aeronave "Carenado" que agora tb se vai virando para o mercado XPlane se comporta de forma pobre em relação a estes aspectos básicos, meus caros, passo!

Não acredito que o FLIGHT me vá causar a mesma sensação de inovação que os videos que vou vendo do Aerofly FS me trazem, nem assumo ter nele as expectativas que continuo a ter no futuro desenvolvimento do FlightGear e do Outerra, e até mesmo das próximas versões quer do Condorsoaring quer do Silent Wings, mas vou esperar para ver, e não vou certamente começar a lançar pedras antes do tempo.

Xplane 11, quem sabe ???? E já agora seria útil se o Austin se lembrasse de uma coisa que não é propriamente a menos importante de todas na simulação de voo, chamada - atmosfera!!!! O homem ficou parado no standard ISA e parece só esse conhecer - vive num planeta ideal, onde todos os dias as condições meteorológicas, independentemente da sua severidade, ocorrem num cenário idílico, que muito raramente ocorre na vida real. Mas há muitos pó-pós nas estradas, e têm luzinhas, e o plnador tb tem um potente foco para ovoo noturno, tão típico neste tipo de aeronaves!!! Ai ai...
Valha-me São Troikano.....
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"

Leonardo da Vinci

#2 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1382 posts

Posted 14 January 2012 - 06:30 PM

E já agora, respondendo a mim próprio, algo que adoro fazer :-), e já que falamos de simuladores a sério, deliciem-se, mas não comecem já a babar-se....

Dreamming of it....

O resto, é música pimba!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"

Leonardo da Vinci

#3 lonepilot

lonepilot

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1994 posts
  • LocationN39º 05'11.5'' W9º 15'3''

Posted 15 January 2012 - 02:41 PM

Bem Zé, não quero estragar-te ainda mais a festa......mas se quiseres ler aqui um review do AeroflyFS....errr... parece mesmo (como alguém disse), que não passa de um sim. de aeromodelismo, em que as aeronaves engordaram :)

http://www.flightsim...0

Abraço bons voos...na medida do possível
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL

#4 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1382 posts

Posted 15 January 2012 - 07:51 PM

Gd Pedro!

Enquanto não sair o PSX - video acima do site da Aerowinx - olha, Condor, e talvez FLIGHT... e Flight Gear tb :-)

Abraço!

View PostLonepilot, on 15 January 2012 - 02:41 PM, said:

Bem Zé, não quero estragar-te ainda mais a festa......mas se quiseres ler aqui um review do AeroflyFS....errr... parece mesmo (como alguém disse), que não passa de um sim. de aeromodelismo, em que as aeronaves engordaram :)

http://www.flightsim...0

Abraço bons voos...na medida do possível

"

Leonardo da Vinci

#5 lonepilot

lonepilot

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1994 posts
  • LocationN39º 05'11.5'' W9º 15'3''

Posted 15 January 2012 - 09:17 PM

Boas Zé!
Eu já nem digo nada :)

P.S.- já agora, se alguém me ajudar a recuperar a minha imagem de avatar, agradecia... já andei aqui a rebuscar os settings do meu perfil e não há meio de meter aqui a minha foto :unsure:

Abraço e bons voos ;)
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL

#6 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1692 posts
  • LocationPorto, Portugal

Posted 29 January 2012 - 07:58 PM

Viva

Entre novos hobbies, trabalho e família abandonei completamente a simulação. No entanto, estando a assistir a um treino de volei (quem tem filhos sabe destas andanças) a apanhar frio num pavilhão que não teve direito a uma passagem do parque escolar e com um portátil no colo lembrei-me de ir revisitar velhos links.

Pimba, apanho com a polémica do flight incluindo a notícia no airsim, infelizmente o Jorge tinha bloqueado os conteúdos e não pude ir armar banzé no assunto. Está o fim da macacada entre os simmers e eu é que estou errado de certeza. Depois de ler algumas coisas até tive vontade de ir a fundo do armário buscar o joystick (não o yoke e os pedais porque dá muito trabalho). Não consigo perceber o problema com a oferta pois é ideal para pessoas como eu que gostam de aviões mas por uma razão ou outra não utilizam um simulador a sério.

Pelo que li será tipo Angry birds da simulação, se o primeiro é o jogo ideal para se ter no telemóvel e passar um tempo enquanto a cara metade está nas lojas  o fly será uma boa aposta alternativa aos 10 min a ver o food network ou similar enquanto a cara metade, novamente, se está a preparar para sair.

Por estas e outras razões cá estarei para experimentar o jogo (disso não tenho dúvidas) e só espero que tenha uma missão de levar francesinhas entre dois pontos de uma ilha do Haway.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

About simFlight - simflight.com - simflight.de - simflight.fr - simflight.nl - simflight.pt - simflight.es - simflight.it - simflight.jp - simrussia.com - simMarket