Jump to content

Photo

FG 2.6

• Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts
  • LocationPorto, Portugal

Posted 25 February 2012 - 12:06 PM

Como disse num tópico anterior ando bastante interessado no FG, não para simulação mas sim para outras andanças. Em consequência, dei-me ao trabalho de tentar descobrir a razão do crash. Pelos vistos a culpa não era do programa mas sim do facto de o meu portátil ter uma Intel HD que não tem um suporte decente para OGL.

Uma análise ao programa:

Paraiso do freeware. Excelente linguagem de script para addons, capacidade de alterar ou acrescentar novas funcionalidades ao core.

Uma pobre escolha de aviões standard descobri um Skymaster bem catita e não percebo porque teimam em colocar aqueles aviões.

Attached File  aa.png   550.36KB   2 downloads

Obviamente que para uma utilização "normal" não é um competidor sério, até porque não tem addons pagos a apelar ao grande público, mas para nichos de utilização como por exemplo "test bed" para o desenvolvimento de aptidões de modelação 3D ou programação é excelente.

Acresce que corre igualmente em Linux e MAC e é em Português e o desenvolvimento é feito recorrendo a ferramentas freeware o que é óptimo em tempo de troika.
  • 0

#2 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts
  • LocationPlaneta Terra - Europa - Portugal - Lisboa = Paraíso!

Posted 26 February 2012 - 06:52 PM

José,

para além do teu excelente resumo, acrescento apenas que na procura de aeronaves deve dar-se preferência às que sejam baseadas no JSBSim e não no Yasim, excluindo-se os helicópteros que são nativos Yasim ainda. é tb interessante a variante UIUC com simulação de icing .

O Seneca também está bastante completo. E este b747-400 soberbo, sendo que alguns dos autores são bem conhecidos do "Mundo" do Aerowinx PS1 (futuro PSX...)?

Um artigo fresquinho acerca da modelação da atmosfera mostra igualmente o quão avançado relativamente ao que conhecemos este simulador free se encontra! Com este grau de detalhe é apenas possível encontrar os modelos de weather de um simulador específico como o Condor o o SilentWings. No MSFS é possível ter um esboço "rafeiro" de weather mais detalhado para voo à vela utilizando o CumulusX! na sua última versão.

Pena é que corra tão lento nas nossas máquinas. Resta saber se é mais rápido em Linux (Ubunto por exemplo) do que em Windows, como parece estar a acontecer pelos vistos com o XP10.

Sem dúvida uma plataforma que vale a pena acompanhar.

Projectos comerciais relacionados:

http://arenalogic.eu/default.aspx

http://www.atcflightsim.com/

entre outros. Cuidado com a treta do http://flightprosim.com/ !!!! Não dêem nem um tostão !!!!
  • 0
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"

Leonardo da Vinci

#3 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts

Posted 27 February 2012 - 09:24 AM

Instalei o FG em Linux, tenho sempre um dual boot nem que não seja para testar algumas coisas. Estou a usar o Ubuntu e instalou sem espinhas na realidade até instalou melhor do que no Windows foi só ir ao playdeb.net.

Corre mais fluido do que em Windows mas penso que se deve aos fracos Drivers OGL que a minha placa tem em Windows.
  • 0

#4 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 27 February 2012 - 03:28 PM

Entretanto, estou a considerar instalar um Linux para melhor experimentar o FG2.6.
Ao contrário do xplane, que tem vindo a dar importância ao que na minha opinião menos interessa e a tirá-la ao pouco em que ainda
valia a pena relativamente ao MSFS, o FG evolui aproximadamente de 6 em 6 meses sempre no bom sentido :smile:

Veja-se este excelente video de um BK117:

http://www.youtube.com/watch?v=n_xdwEwTwX0

E já agora este outro com o Cessna Skymaster 337:

Estes e outros nesta simpática página dos Nuestros Hermanos :-)

http://www.vivefg.or...id=35&Itemid=40
  • 0
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return...
"

Leonardo da Vinci

#5 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 27 February 2012 - 04:03 PM

E estas acrobácias do carácias?

• 0
"

Leonardo da Vinci

#6 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts

Posted 27 February 2012 - 08:52 PM

Jcomm

O problema é que a quantidade de pessoas que gosta de verificar os FM ou simular o voo não é tão elevado como isso (ao contrário do que possa parecer após uma leitura dos fóruns na AVSIM), em consequência, o Xplane está a ir na direcção do mercado. A vantagem dos freeware é que as pessoas fazem o que lhes apetece e dedicam tempo ao que consideram importante, muitas vezes suportado por trabalhos académicos.

Faz um pouco lembrar o que se passa nos simuladores de circuitos eletrónicos. Existe um simulador grátis oriundo de um trabalho académico, excelente por sinal e é pouco usado em comparação com pacotes comerciais como o pspice da Orcad, porque implica um pouco de trabalho na análise dos resultados e obriga a descritivos dos circuitos em texto.
  • 0

#7 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 27 February 2012 - 10:18 PM

É verdade JosÉ,

isso vê-se desde a mais básica utilização de ferramentas de produtividade tais como o LibreOffice vs MSOffice, atÉ produtos mais específicos, que podem custar entre dezenas de milhar e apenas alguns clicks para fazer download - exemplo ArcGIS vs QGis, etc...

Jcomm

O problema É que a quantidade de pessoas que gosta de verificar os FM ou simular o voo não É tão elevado como isso (ao contrário do que possa parecer após uma leitura dos fóruns na AVSIM), em consequência, o Xplane está a ir na direcção do mercado. A vantagem dos freeware É que as pessoas fazem o que lhes apetece e dedicam tempo ao que consideram importante, muitas vezes suportado por trabalhos acadÉmicos.

Faz um pouco lembrar o que se passa nos simuladores de circuitos eletrónicos. Existe um simulador grátis oriundo de um trabalho acadÉmico, excelente por sinal e É pouco usado em comparação com pacotes comerciais como o pspice da Orcad, porque implica um pouco de trabalho na análise dos resultados e obriga a descritivos dos circuitos em texto.

• 0
"

Leonardo da Vinci

#8 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 02 March 2012 - 08:06 PM

Mais um interessante trabalho acerca da modelação da física da atmosfera no FlightGear:

http://www.phy.duke....al_weather.html
  • 0
"

Leonardo da Vinci

#9 lonepilot

lonepilot

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 2,005 posts
  • LocationN39º 05'11.5'' W9º 15'3''

Posted 02 March 2012 - 11:27 PM

as acrobácias estão excelentes!!

só falta aí um som melhorado.... aquele cantar quando ele pica, aquele roaaaaawwwwwrrrrrr!!!!!.....

com esse som parece que tá uma maquina de cortar relva atrás de nós heheheh

abraços ;)
  • 0
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL

#10 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 03 March 2012 - 08:29 AM

É verdade Pedro, esses e outros pormenores menos profissionais são ainda as grandes limitações do FG, a par com a necessidade de estarmos sempre à espera da próxima versão para ver se isto ou aquilo já está implementado, mas, para quem possa e saiba, nada melhor do que deitar mãos à obra e entrar no projecto, coisa que para já, muito a medo, atÉ ando a estudar... Aquilo É muita areia para as minhas unhas...

Mas, antes este tipo de evolução, com objectivos bem orientados para garantir cada vez mais e melhor realismo na simulação (como os trabalhos acerca do alcance das radio-ajudas, que questionei no forum e a que me responderam com tanta coisa que atÉ me ia afogando... aqui .) do que a evolução do xp10, onde se anda à luta com uma treta de nuvens que não há meio de atinarem em vez de alguÉm acordar de vez e perceber que nenhum avião com prop no xplane É modelado, à partida e sem truques sujos e irrealistas, de forma minimamente aceitável - coitados dos pilotaços se fosse tão difícil voar props... Ai ai...
  • 0
"

Leonardo da Vinci

#11 lonepilot

lonepilot

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 2,005 posts
  • LocationN39º 05'11.5'' W9º 15'3''

Posted 03 March 2012 - 01:41 PM

Eu pensava que os Alabeos iriam tratar com mais cuidado esses pormenores, tanto de FDE para acrobacia, como do som exterior em ponto fixo. Mas afinal não passam de modelos visuais de acrobacia, 'desconcertantemente' bem detalhados! Nada mais.

Vê este video - chamo a atenção para o min. 04:00. e 06:00. Mais do mesmo. :)

Epá, falta aquele som.... toda a gente já assistiu a demonstrações acrobáticas e sabem com certeza ao que me estou a referir. Aquele 'cantar' do motor, aquele eco ou rugido, quando se está cá em baixo... é indiferente para os ouvidos! E nunca consegui ouvir no MSFS a reprodução desse eco.... talvez mesmo pelas limitações da própria plataforma.

Mesmo em simuladores ou jogos de carros que vi e experimentei, muito realistas visualmente, mas quando na repetição em ponto fixo, o som não era real. Hoje já há simuladores de automóveis que começam a reproduzi-los muito melhor.
Sejam para consola ou PC, dão vontade de ligar as colunas ao máximo para deitar a casa abaixo e acordar a vizinhança! hehehe
Um deles penso que era o rfactor, o qual experimentei aqui há uns anos.

Abraço e bons voos! ;)
  • 0
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL

#12 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 03 March 2012 - 05:32 PM

Tens razão Pedro,

bom, não sei como está o Extra do AeroflyFS, mas penso que dentro de três meses vai existir um Extra de tirar a respiração a qualquer um... Adivinha para que simulador (?) ... Para o melhor de sempre - a marca do FUTURO... o FLIGHT!

P.S.: Estive a deitar as cartas, e foi o que ditou a sorte... pode não ser um Extra, já que a MS anda a visitar a fábrica do 787 :-) Tadinha da PMDG....
  • 0
"

Leonardo da Vinci

#13 Jorge Antunes

Jorge Antunes

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 650 posts
  • LocationLourinhã, PORTUGAL

Posted 07 March 2012 - 10:57 AM

É verdade JosÉ,

isso vê-se desde a mais básica utilização de ferramentas de produtividade tais como o LibreOffice vs MSOffice, atÉ produtos mais específicos, que podem custar entre dezenas de milhar e apenas alguns clicks para fazer download - exemplo ArcGIS vs QGis, etc...

OT: A primeira vez que falarem de sw SIG num forum de aviação ehehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 0

#14 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts

Posted 07 March 2012 - 02:38 PM

Oi Jorge

O meu sonho é um SIG (GIS em estrangeiro) que permita verificar as condições do terreno antes de um passeio.
  • 0

#15 Jorge Antunes

Jorge Antunes

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 650 posts
  • LocationLourinhã, PORTUGAL

Posted 09 March 2012 - 08:59 PM

Oi Jorge

O meu sonho é um SIG (GIS em estrangeiro) que permita verificar as condições do terreno antes de um passeio.

Passeio de avião ou de BTT? :D
  • 0

#16 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts

Posted 10 March 2012 - 12:02 AM

BTT claro

Uma shot do que uso. Com o draft do passeio de Domingo :cool: Tenho direito a um mapa vetorial freeware com uma base DEM para a elevação.

Attached File  Sem título.png   900.64KB   1 downloads
  • 0

#17 jcomm

jcomm

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,395 posts

Posted 10 March 2012 - 09:58 AM

Bom, Jose, deves estar tão magrinho em relação ao que conheci quando um dia te visitei para os lados do Porto... Ui fiquei tão mal disposto de subir tão alto em latitude... Nós os Mouros sofremos de hipóxia aí em cima :-)....

Eu é mais passeios a pé.... Os de bicicleta fazem dói-dói......
  • 0
"

Leonardo da Vinci

#18 jcboliveira

jcboliveira

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 1,692 posts

Posted 11 March 2012 - 02:24 PM

Estou 30 Kg mais magro face ao que estava.

Olha que não faz doi doi, já fiz o meu passeio matinal e foi sem histórias. Na realidade só existiu até este momento uma acidente mais sério que colocou um amigo meu em recuperação por uns largos meses e foi em alcatrão não no monte.

Claro que como bons portugueses o mais importante é o reforço que hoje foram uns finos (imperiais para vocês) e uns rojões com regueifa.
  • 0

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

About simFlight - simflight.com - simflight.de - simflight.fr - simflight.nl - simflight.pt - simflight.es - simflight.it - simflight.jp - simrussia.com - simMarket