(Mensagem propositadamente escrita em Português de Portugal, e não em PortuguêsAO, aka... Portuguesão?)
Caríssimos,
espero não me repetir muito e tentar ser o mais claro e conciso possível.
1) Estive muito tempo afastado da simulação de voo, por razões pessoais, por opção dado que na minha vida existem muito e mais importantes coisas
com as quais ocupar o meu tempo. Durante esse período contribui bastante para controlar a minha tentação de voltar a experimentar a sensação de
simular o voo, quer numa aeronave GA, quer num airliner (que desde que me conheço, quando ainda havia Constellations estacionados no aeroporto de
Lisboa, quando os Caravelle da TAP (tão giros!) me passavam à frente do nariz e enchiam as narinas daquele bafo a querosene que eu inalava qual gajo
a snifar cola - ups! sorry - conteúdo impróprio para um fórum....- , em pleno terraço de mirones do Aeroporto de Lisboa, circa 1970...), dizia eu, contribui
para me "controlar" o facto de ter conseguido, nos finais de 2007, voltar a pilotar planadores de verdade - o meu segundo grande sonho, que consegui
concretizar pela primeira vez quando tinha 16 anos, em 1980!
2) Durante o tempo, muito tempo, que dediquei aos simuladores de voo, experimentei praticamente todos os que um "biciado" deste "hoby" sente necessidade
de experimentar, excepção feita a muitos simuladores militares que, por princípio, não gosto de experimentar. Aprimorei os meus conhecimentos, tornei-me
extremamente (se calhar, desnecessariamente) exigente relativamente ao que esperava e como esperava ver simulado, e, aqui mesmo neste grande espaço
que é o Airsim e que devemos ao esforço e perseverança do J Diogo e alguns mais, fartei-me de envolver a escrita em longas "threads" acerca da qualidade
deste ou daquele aspectos quer do MSFS quer de outros.
3) Estou praticamente com 48
deve, entre outras razões, ter a haver não tanto com o juízo, a experiência, mas mais com o cansaço! Quando olho para trás e revejo o tempo que "PERDI" em
lutas vãs para tentar optimizar a performance deste ou daquele simulador (com o MSFS em primeiríssimo lugar), a tentar criar um modelo de voo mais credível
para esta ou aquela aeronaves, penso no tempo que em vez disso poderia ter ocupado a simular aquilo que de facto eu mais gostaria de poder fazer, todos os
dias, na minha vida real - voar!
Posto isto, parti para a experiência do FLIGHT de mente aberta, livre de preconceitos, e perdi ainda algum tempo a experimentar um outro simulador que em
tempos tanto defendi vs MSFS - O XPlane na sua nova versão 10. Também voltei a experimentar o FlightGear, experimentei o Prepar3D e até o FSX de novo com um
modelo de planador muito interessante produzido pela Aerosoft e um software de geração de "weather" para voo à vela (CumulusX!) que está igualmente bastante bem
desenhado e implementado. Porém, quer online com outros companheiros de voo à vela, quer offline, utilizo apenas esse excelente simulador que é o Condor,
"velhinho" de 2005, mas que funciona na perfeição no meu notebook ASUS Eee PC com 2GB de RAM e placa integrada Intel
Funciona, é útil, ajuda-me a manter a proficiência, tem o melhor modelo de voo de planador que posso encontrar entre tudo o que experimentei, não porque o seu motor
seja sofisticado mas porque faz uso de dados muito precisos acerca da performance das aeronaves que simula!
E com isto, começo a chegar próximo de uma das coisas que comecei a dada altura a defender, há uns anos a esta parte -
pouco mas bom, em vez de muito mas péssimo!
Quando olho/experimento o Xplane, para o qual tantos utilizadores do MSFS parecem estar a voltar-se (e ainda bem, o Austin apesar de tudo merece!) encontro precisamente
o oposto, tal como o MSFS foi durante anos - uma histeria de detalhes que em nada contribuem para a simulação de voo, e infelizmente uma plataforma de modelação de
aeronaves que, vistas bem as coisas, está aquém do que o core do MSFS sempre permitiu, exceptuando-se o que a helicópteros, foguetes, aeronaves com "vectored thrust" e
mais leves do que o ar, diz respeito.
Na realidade, é possível desenhar muito bons aviões quer para o xplane quer para o MSFS, mas o MSFS dá mais "latitude de movimentos", simplifica muito mais a vida, aos
desenhadores, especialmente se estes tiverem ao seu dispor dados exaustivos acerca das principais características aerodinâmicas das aeronaves/motores.
Infelizmente o xplane tem à partida limitações de modelo físico que já repetidas vezes foram apresentadas ao Austin mas ele teima em esquecer. O mesmo se aplica
ao modelo da atmosfera, inferior afinal ao do MSFS!
Mas porque estou eu a falar de MSFS e de XPlane? Porque, naturalmente, neste meu regresso ainda que tangencial, à simulação de voo, não quis deixar de voltar a
experimentar!
O mesmo fiz/faço com o Flight Gear, em relação ao qual não tenho a mínima dúvida em afirmar que apesar da forma lenta, Open, baseada na disponibilidade e carolice
de alguns, evolui no bom sentido e com características de modelo físico quer das aeronaves, quer da atmosfera, que metem a um canto MSFS e XPlane! Não o uso
simplesmente porque não corre na minha máquina, mas os artigos acerca de trabalho até de alguns laboratórios de engenharia aeroespacial feitos com base nesta plataforma
Open são das minhas leituras preferidas e, se um dia tiver dinheiro para investir num PC, instalo um bom Linux e dedico-me a experimentar algumas aeronaves e ambientes
que são verdadeiramente únicos, ainda que com gráficos pobres qd comparados com as "mamas" do xplane, MSFS, FLIGHT, etc.... Nem só de um bom par de mamas vive
o homem!!!!!
E o FLIGHT! Porque não o AeroflyFS?
Aqui há uns tempos, tinha eu acabado de aterrar em Pt de Sor, de um belo voo de planador à boleia com um colega (pq a troika não me deixa fazer voos...) telefonou-me o Tércio a dar a
Boa-Nova! Tinha sido lançado o Aerofly! Não descansei enquanto não fui tentar saber tudo acerca deste diga-se EXCELENTE simulador. Quem o adquiriu e o consegue correr na
sua máquina fez certamente uma excelente compra, e usa-o afinal com o mesmo espírito com o qual eu uso o FLIGHT! senão vejamos:
- Ambos têm excelentes modelos de voo - sim, os do FLIGHT estão bons quando não se usam os sliders que atenuam os efeitos aerodinâmicos para simplificar a vida aos neófitos!
- Ambos têm uma limitada área de voo, mas suficientemente grande para nos divertirmos sem nos cansarmos.
- Ambos têm uma boa modelação do weather (no FLIGHT tb já confirmei o efeito do vento vs orografia, e está certamente melhor/diferente do q tínhamos no MSFS, o que me parece
promissor especialmente se um dia lançarem um planador
- o FLIGHT permite-me voar a qualquer hora do dia, dia do ano, coisa que o Aerofly não permite...
- o FLIGHT, embora com um muito menos número de settings do que os do MSFS, tem um modelo de atmosfera mais completo que o do AeroflY!
- Ambos são pobres em AI, aliás o AeroflyFS não o tem, em ATC (para já o FLIGHT só tem as coisas preparadas para o ter....)
- o FLIGHT tem voo em rede, o Aerofly não!
- o FLIGHT permite, ainda que no startup a aeronave apareça sempre ou em voo ou ainhada na pista, pronta a descolar, seguir os procedimentos de startup do motor (para quem queira) e utilizar os aviónicos (VOR/TACAN/DME/ILS/NDB/TRNASPONDER/RADIO). Aliás a sua operação (a forma de mexer nos botões etc...) é mais realista que em anteriores versões do simulador da MS, parecida até com a do ELITE!
- o FLIGHT tem umas missões que podem bem servir para "desstressar", sem estar horas a fazer um voo Lisboa-Boston num 767....
Acima de tudo, o FLIGHT é praticamente plug&play, sem o "pain-in-the-ass" de andar às voltas con settings disto e daquilo - escolhe-se meia-dúzia de settings e aquilo corre, fluidamente
em praticamente qq máquina dos nossos dias ou mesmo mais antiga, certamente que MSFS o Prepar3D ou Xplane!
Diria que quem usa o FLIGHT deve fazê-lo co o mesmo espírito com que usaria o AeroflyFS, mas com a vantagem de poder ir mais longe se lhe apetecer simular IFR/IMC um ILS, etc...
Gráficamente o FLIGHT está muito à frente do MSFSX, mesmo com os melhores add-ons, e até alguns dos efeitos recentemente portados para o MSFSX graças ao excelente trabalho
da A2A com o seu Accu-Feel, estão nativamente no FLIGHT (sons, efeitos perto da perda, etc...)
Qual a minha opção futura?
A) Definitivamente continuarei a utilizar o Condor.
puder arranjar uns MS points
C) O FlightGear 2.6, e a futura (daqui a 6 meses) versão 2.8 são a minha aposta em termos de hardcore, caso queira voltar a enveredar por aí, incluindo escrever
código para esse simulador.
D) Ser piloto de linha aérea é o meu sonho de sempre, e que espero poder transpôr para a minha próxima encarnação
Nessa vertente, não há add-on de xplane, não existe PMDG nem iFly que resista ao portento de um PS1 ou, melhor ainda do que vai ser o PSX! Espero calmamente
pelo PSX, agora que já sei que ele vai existir, e que o AS2 esse sim, é para esquecer
Abraço!